sábado, 11 de setembro de 2010

Cloud Computing e Chrome OS

 
A previsão é que ainda este ano saia o tão esperado Sistema operacional da Google, o Chrome OS que têm como objetivo mudar a maneira como utilizamos os sistemas operacionais hoje.
 Antes de falar um pouco mais sobre o Chrome OS vamos primeiro entender o conceito da tecnologia Cloud Computing. ou Computação nas Nuvens.
 Atualmente precisamos instalar todos os aplicativos que utilizamos, em nossos computadores, assim como armazenamos todos os nossos arquivos e dados no computador. Isso faz com que as vezes nos deparemos com problemas em utilizar estes aplicativos e arquivos quando o nosso computador não está por perto.
 A idéia da Computação em nuvem é justamente evitar este tipo de transtorno. O armazenamento dos dados será feito em servidores que poderão ser acessados através da internet em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento. Com isso não será mais necessária a instalação de programas em nossos computadores, o acesso aos programas será feito remotamente através de qualquer computador com os recursos disponíveis na internet. Todas as informações vão ficar na "Nuvem", ou seja, os servidores na internet. Esses servidores serão responsáveis por todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização e backup desses aplicativos.


O usuário final, no caso nós, não vai precisar se preocupar com nada disso, apenas acessar e utilizar os aplicativos. Um exemplo prático desta realidade é o Google docs, serviço já existente onde o usuário pode editar textos, planilhas e apresentações tudo pela internet, sem a necessidade de ter qualquer tipo de programa editor instalado em sua máquinas. O único aplicativo necessário pra ter este acesso é um navegador de internet. Desta maneira você não precisa se preocupar se o seu sistema operacional é compatível ou não com o programa que você vai utilizar na nuvem, pois o programa vai estar instalado no servidor, e seu acesso a ele vai se dar apenas através de seu Navegador de internet.
 Bom agora que provavelmente o conceito de "Nuvem" e de "Computação em Nuvem" já está estabelecido, vamos voltar ao Chrome OS.
 O Chrome OS, é o sistema operacional da Google que visa utilizar 100% esta tecnologia para trabalho. Ele é totalmente voltado para netbooks, mas isso não quer dizer que desktops não poderão se beneficiar desta ferramenta.
 O Chrome OS utiliza o Kernel do Linux, e promete ter um boot super rápido, o projeto inicial era que ao ligar o seu computador o sistema inicializaria em apenas 10 segundos, hoje já se fala por ai em reduzir esse tempo para 5 segundos, ou seja, você liga o seu computador, se acomoda em sua cadeira e quando olhar para a tela o sistema já estará a sua disposição para utilização.

2 comentários:

  1. Achei muito bacana seu Blog e coloquei como favorito e estou seguindo-o.

    Parabéns pelos Post´s

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. O blog tem pouco tempo de vida mas espero melhorá-lo aos poucos.

    ResponderExcluir