sábado, 28 de julho de 2012

Veículos Aéreos Não Tripulados - VANT


 O VANT( Veiculo Aéreo Não Tripulado) ou em inglês UAV( Unmanned Aerial Vehicle), como o próprio nome já diz é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de piloto embarcado para ser guiado.
  O termo VANT pode definir desde um inofensivo aeromodelo de controle remoto, até mesmo uma bomba militar voadora. Mas, o que sem duvida vem tornado os VANTs populares é a sua utilização em patrulhamento e espionagem.
  Grandes governos e exércitos já utilizam-se deste meio em suas atividades de espionagem, como é o caso dos EUA e Israel. Até a Força Aérea Brasileira já opera o VANT Hermes 450, da Elbit, e já possui parceria com a EMBRAER para o desenvolvimento do Harpia. Veja Aqui  Um VANT é em sua maioria dos casos controlado através de ondas eletromagnéticas (Rádio, Satélite) por uma estação em terra, contudo os projetos mais recentes possuem sistemas que permite ao VANT autonomia em caso de perda de sinal com a base.


PROBLEMAS DE SEGURANÇA COM VANTs
   Recentemente, pesquisadores da Universidade do Texas conseguiram demonstrar que é possível hackear um VANT.
  Um VANT, como já falei não é tripulado, o que significa que um sistema lógico-eletrônico(computador) controla seu desempenho, e como todos sabemos, sistemas de computadores estão sempre sujeitos a ataques e violações de segurança.
  Então foi exatamente o que os pesquisadores exploraram. Usando uma técnica conhecida como "Spoofing", que consiste em enviar falsos sinais de GPS ao VANT, foi possível mudar o curso da aeronave, "Controlando" o percurso da mesma. Assim, enquanto o avião acredita estar corrigindo sua rota para manter-se no curso, ele na verdade está sendo redirecionado para outro local.
Isso já aconteceu na prática no ano passado, quando um avião militar não tripulado dos EUA foi capturado no Irã.Veja Aqui  Como a técnica engana os receptores de GPS do avião, tanto em termos de localização quanto de tempo, os especialistas acreditam que o roubo dessas aeronaves é o menor dos problemas: elas poderão ser guiadas para onde o hacker quiser - para chocar-se contra prédios, por exemplo.
  Durante a apresentação, os pesquisadores - na verdade um grupo de estudantes orientados por Clary - tomaram o controle de um helicóptero autônomo de uma distância de 1 km.
  Eles já anunciaram o próximo evento, quando tentarão capturar um VANT de maior porte a 10 km de distância.
VANT comunicando-se diretamente com estação base
VANT recebendo coordenadas de satélite - GPS


VANTs NA PAUTA DE PALESTRAS DO CAMPUS PARTY RECIFE

  Os VANTs tiveram espaço também na CAMPUS PARTY RECIFE. Veja o vídeo Abaixo:







Get Adobe Flash player


UM VANT CONSTRUÍDO COM ARDUINO

Abaixo segue um vídeo de um Quadricoptero construído com Arduino.




2 comentários:

  1. Pra Quem Curte Novidades e Notícias de Tecnologia, Social Midia, Apps, Mobile, Hackers,Big Data, Start-Ups, Web 3.0. Acesse www.techinsider.com.br

    ResponderExcluir
  2. sem duvida é muito melhor o blog http://www.papodenerdblog.blogspot.com.br/
    assesem!

    ResponderExcluir